PROGRAMA ESPACIAL

FAB participa de seminário sobre o Programa Espacial Brasileiro

O evento ocorreu nesta quarta-feira (29/11)
Publicada em: 01/12/2023 10:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Johny Lucas
Edição: Agência Força Aérea

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) realizou, nesta quarta-feira (29/11) em Brasília (DF), um Seminário sobre o Programa Espacial Brasileiro. O evento é voltado ao fortalecimento do setor espacial brasileiro, buscando analisar os avanços significativos nos últimos anos e as perspectivas para o futuro. Durante o seminário, foram abordados os temas: História do Programa Espacial Brasileiro: Conquistas e aprendizados; O Programa Espacial Brasileiro hoje; Ambiente Internacional Espacial, e O Futuro da Exploração Espacial no Brasil.

O evento contou com a participação da Secretária-Geral das Relações Exteriores, Embaixadora Maria Laura da Rocha; do Presidente da Agência Espacial Brasileira, Dr. Marco Antonio Chamon; do Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Dr. Guila Calheiros; do Presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Dr. Clézio Marcos de Nardin; do Chefe do Subdepartamento Técnico Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (SDT/DCTA), Major-Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, e, por videoconferência, da Diretora do Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior, Dra. Aarti Holla-Maini, entre outras autoridades civis e militares.

O Chefe do Subdepartamento Técnico do DCTA, Major-Brigadeiro Luciano, que ministrou sobre a História do Programa Espacial, destacando a criação dos centros de lançamento, desenvolvimento e emprego de objetos espaciais (veículos lançadores e satélites), ressaltou a importância da reunião técnica e científica para o Brasil. “Aqui estão pessoas de diversas organizações do Estado brasileiro, pessoas da indústria e também pessoas da academia. É um momento importante porque com o intermédio de eventos como esse, podemos entender não só onde já chegamos contribuindo com o programa espacial brasileiro, mas onde podemos chegar com a evolução do nosso programa. Temos uma nova conjuntura se formando no nosso país, favorável à continuidade do programa espacial brasileiro e entendemos que os próximos passos serão bastante facilitados se tivermos mais eventos como esse, para mostrar para a sociedade brasileira a importância de se ter um programa espacial forte no nosso país”, disse.

Programa Espacial Brasileiro 

O Programa Espacial Brasileiro é uma iniciativa do governo brasileiro para promover o desenvolvimento de tecnologias e capacidades espaciais no país. Liderado pela Agência Espacial Brasileira (AEB), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, atualmente busca ampliar sua capacidade de lançamento de satélites, explorar parcerias internacionais, além de desenvolver pesquisas e aplicações espaciais.

Fotos: Sargento Müller Marin / CECOMSAER